Suco de Caju, além de ser a bebida que vamos tomar no dia da abertura desta exposição, também tem o gosto de minha infância. Aquele momento em que o paladar ativa a memória e viajamos no tempo em poucos minutos, até que a lembrança nos escape.Ao receber o convite de Marco Antonio Portela para uma curadoria na Galeria Meninos de Luz, soube da relação de proximidade entre o espaço e as crianças e jovens da região. Sem duvidar, a idéia foi trabalhar para eles.
Esta exposição que conta com uma trupe de peso de artistas contemporâneos é nada mais que um encontro entre amigos. O convite foi bem direto: é para se divertir!
30 artistas aceitaram a brincadeira e o resultado é uma mostra que mistura recordações de infância de cada convidado com o desejo de continuar sendo criança. Lembranças pessoais e a experiência infantil no Pavão-Pavãozinho. As obras, todas interativas e divertidas, atuam como pontes entre os pequenos e a linguagem artística transformando a galeria em um espaço livre e atrativo, porém consciente daquilo a que se propõe. Território onde o adulto também possa se permitir.
Do lado de fora, instalações, performances e oficinas orientam a vontade dos artistas por um contato mais efetivo com essa comunidade. A dinâmica de ações no dia da abertura e encontros ao longo do período da mostra intensifica a relação entre artista e público, proporcionando aos artistas uma atraente experiência com o universo juvenil e social, além da possibilidade de
ativar neste público um olhar mais curioso para seu entorno.
Minha avó dizia que a receita para um bom suco de caju é buscar a fruta direto da árvore e que seja o amarelo mais cintilante de todos.
Obras interativas: Alexandre Vogler, Bernardo Ramalho, Bob N, Botner e Pedro e Marssares, Bruno Jacomino, Célia Pattacini, Claudia Hersz, Cristina Ribas, Daniela Mattos, Ernesto Neto, Frederico Dalton, Joana Traub Cseko, Leonardo Videla, Marcos Feio, Marie-Fleur Lefebvre, Nadam Guerra, Simone Michelin, Suely Farhi, Roosivelt Pinheiro e Thais Medeiros e Fernando Frado.
Performances: Daniel Murgel, Daniela Mattos, Guga Ferraz, Jarbas Lopes, Larica, Romano, Ronald Duarte e Suely Farhi.
Encontros-oficinas: Bernardo Ramalho, Bruno Jacomino, Claudia Hersz, Fernando Frado, Geraldo Marcolini, Jarbas Lopes, Marcos Feio, Michel Groisman e Gabriela Duvivier, Rafael Adorján, Ricardo Ventura, Romano e Simone Michelin.
Beatriz Lemos
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)